segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dalton daltônico

Para aquele que sempre tem um aluno engraçadinho que pergunta se Dalton (o do modelo atômico) era daltônico...

Sim, ele era. Foram os estudos dele sobre o daltonismo que renderam à condição seu nome em português. Toma essa, esperto!


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Passatempo

Estou corrigindo provas feito louca essa semana e não deu pra terminar a tirinha nova. :( Mas não se desesperem, tenho rascunhos prontinhos pra serem transformados em tirinhas. ^^

Pro blog não parar, aqui vai uma questão de Química envolvendo soluções e estequiometria baseada na tirinha 1 (eu mesma elaborei, pra manter meus alunos ocupados enquanto eu estava no ENEQ):



Pronto, agora você já tem com o que se divertir nessa semana. Se quiser conferir a resposta, entre em contato comigo usando o formulário ao lado. :)

Se você é professor e quiser a versão pdf dessa questão para aplicar pros seus alunos, pode baixar aqui: https://drive.google.com/file/d/0B2qNyszI-6UEa3UteGVzQWx6RHc/edit?usp=sharing

domingo, 14 de setembro de 2014

Intrusa

É só você virar cientista de verdade e de repente usar jaleco passa a ser pros fracos.

...E é por isso que vocês sempre têm que usar a roupa certa no laboratório, crianças.

Rascunhei essa tirinha rapidinho enquanto esperava minha apresentação no ENEQ.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Helen

Olhem o que achei num DVD de dados de quatro anos atrás! Uma tirinha que nunca cheguei a terminar e que completa o elenco do laboratório onde Nene e Xerém trabalham. Agora, temos os dois ICs (alunos de Iniciação Científica, em academiquês), uma de mestrado, dois de doutorado e o todo-poderoso professor. (E uma mascote, é claro.)


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Solução + ENEQ 2014

Vish, a semana passada foi corrida e mal pude atualizar o blog direitinho. Quinta, dia 21/08, estive em Ouro Preto apresentando meu trabalho pro ENEQ ("O uso de histórias em quadrinhos no ensino de Química: relatando uma experiência") e, no fim de semana, dei uma chegadinha em Sampa pra Bienal do Livro. Depois disso, foi uma semana de atropelos até eu pôr minha vida em ordem de novo.

No ENEQ, conheci um bocado de gente bacana, que estava lá falando de quadrinhos junto comigo. Depois da apresentação, fui almoçar com esse pessoal nota mil:



Da esquerda pra direita: a mocinha pocket do meu lado é minha xará. A internet a conhece como Adriana Yumi, do mangá Sigma Pi (que você deveria comprar, porque é baratinho e muito, muito legal); essa de cabelo curto e luzes de prata sou eu; a moçoila de cabelo vermelho e cachecol da Grifinória é a Thaíza, do projeto H'Química e do blog Quimilokos e a garota loiríssima é a Cristiana Passinato, que tem um blog sobre pesquisas de Química.

Conheçam o trabalho delas aqui:

http://quimilokos.blogspot.com.br/
http://www.sigmapi-project.com/
http://crispassinato.wordpress.com

E agora, pra tirinha de hoje. Se você não leu o texto acima, deixa de ser preguiçoso e lê.